terça-feira, 17 de novembro de 2009

Combater a GRIPE!! Algumas dicas.

Tenho lido alguns artigos, sobre gripe.
Agora, com este “pânico de massas”, exagerado, verifico que existem alguns cuidados que são válidos para qualquer tipo de gripe, ou simplesmente para manter o equilibrio do sistema imunitário.
O melhor que se pode fazer é reforçar o sistema imunitário.
A alimentação deve ser saudável, para manter a imunidade em niveís suficientes.
Os anticorpos são importantes para destruir os invasores estranhos, como vírus e bactérias.
Os alimentos são importantes e estimulam a acção do sistema imunitário.

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois, os vírus vivem melhor em ambientes secos mantendo as vias aéreas respiratórias húmidas e limpas. Prefira água natural ou água mineral de boa qualidade.

Não tome leite, principalmente se estiver constipado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura. Use iogurte natural, um excelente alimento para o sistema imunitário.
Coloque cebola, alho, cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru e couve e alimentos ricos em zinco.
Coma peixe, como o salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunitário.
O chá de gengibre é excelente para a destruição do vírus da gripe.


Evite ao máximo alimentos ricos em gordura, tais como carnes vermelhas e derivados. Evite óleo de milho, de girassol ou de soja.


Muito importante manter as mãos sempre bem limpas.

3 comentários:

voz a 0 db disse...

Se não gostar de chá utilize óleos essenciais (Gengibre, Tomilho, Eucalipto e Limão) à noite no quarto no vaporizador...
É o que faço à anos ( 6 ou 7) e desde então, comprimidos zero!
E gripes de ir à cama - zero!

P.S. não vendo nada disto!!!

Eduardo disse...

previnir nunca é demais

Fada do bosque disse...

Muito gosto eu destes tratamentos. Afinal são os dos nossos avós. Há que não dar ouvidos ás farmacêuticas!
Já agora, a vitamina D é muito importante, há suplementos baratos e não engordam as farmacêuticas!

De acordo com um estudo recente, 77 por cento de todos os americanos podem ter deficiência de uma vitamina essencial para a saúde óssea e que poderia impedir a o vírus H1N1 da gripe suína e da gripe sazonal, asma, eczema de inverno, infecções respiratórias e poderiam ajudar prevenir o câncer, doenças auto-imunes como a esclerose múltipla, diabetes tipo 1, certas doenças infecciosas, infartos do miocárdio e muitas outras doenças graves.

Quando subgrupos da população são consideradas, dependendo de qual das muitas definições razoáveis de deficiência são aceitas, o quadro é ainda mais ameaçador. Por exemplo, um novo e importante estudo do Hospital Infantil de Boston descobriu que cerca de 80 por cento das crianças hispânicas e 92 por cento das crianças negras podem ser deficientes dessa vitamina.

Estamos falando de vitamina D, também chamada de vitamina do sol e muitas vezes considerado o nutriente do ano, se não o da década. Seu impacto na saúde humana pode ser visto pelo que acontece quando alguém é deficiente na vitamina D. Eles correm o risco do que é chamado de raquitismo nas crianças e osteomalácia em adultos.

Leia mais... em

http://www.anovaordemmundial.com/2009/11/baixos-niveis-de-vitamina-d-esta-ligado.html